Créditos da imagem: guioes.com
Dois roteiristas brasileiros foram os vencedores da primeira edição do Guiões- Festival Internacional de Roteiro Cinematográfico em Língua Portuguesa, que aconteceu nos Paços da Cultura de São João da Madeira, em Portugal, no último dia 22. O grande vencedor foi “O homem descalço”, de Camila Agustini, seguido de “Por toda a vida, Carolina”, do brasileiro Leandro Franz, e de “Os vampiros”, do português Filipe Melo.
Os roteiros de Camila e Leandro foram escolhidos entre dez finalistas – oito deles, brasileiros, sendo que um foi realizado em coprodução com Portugal (“Elon Rabin não acredita na morte”, de Diego Hoefel, Ricardo Alves Jr. e João Salaviza). Os vencedores das primeiras colocações ganharam uma versão do software de roteiro Story Touch, um curso online de escrita criativa, desconto em um curso de escrita para cinema e televisão, e livros de roteiro, além de prêmio em dinheiro (para o primeiro lugar) e desconto na inscrição para o PLOT 2015, laboratório de roteiro que será realizado paralelamente à próxima edição do Guiões.
Sobre o Guiões
O festival, que se estabeleceu como um ponto de contato entre roteiristas, produtores, agentes e realizadores, pretende ser uma alavanca para incrementar os níveis qualitativos de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa. Os roteiros finalistas serão disponibilizados em breve no site do evento.
Danilo Freitas