TOP 10 FILMES DE TERROR PELO IMDb

O terror! Essa emoção tão fascinante para alguns e um dos gêneros mais populares do cinema,o Terror é capaz de despertar grandes medos e protagonizar pesadelos desde os primeiros clássicos do cinema em preto e branco de Hitchcock até as produções atuais como Invocação do Mal e Annabelle, foram vários os cineastas que fizeram seu nome na arte do susto.

Esse Top 10 filmes é baseado nas melhores notas do gênero de terror da IMDb (Internet Movie Database) que nada mais é, que uma base de dados colaborativa com mais 20 milhões de avaliações do mundo todo. Vale dizer que não seguimos fielmente a lista por haver alguns filmes que não foram distribuídos no Brasil. Confira:

PSICOSE

Do diretor Alfred Hitchcock, considerado o mestre do cinema de suspense, Psicose foi eleito 18° melhor filme de todos os tempos pela AFI (Instituto Americano de Cinema), ganhou vários prêmios importantes e faturou U$ 50 milhões nas bilheterias do mundo todo, tendo sido gravado com um custo de apenas U$ 800 mil. Recebeu a melhor nota do gênero de terror no site IMDb, 8.6 em 224 mil votos. Tudo isso, com uma história modesta, porém, assustadora.

O filme narra o dia em que a secretária Mary Crane (Janet Leigh) rouba a empresa onde trabalha e foge com o dinheiro. Durante a fuga ela resolve parar em um motel na estrada, onde o dono, Norman Bates (Anthony Perkins), é controlado pela mãe que não gosta de visitas nem de mulheres. Ninguém podia imaginar, que sairia dali uma das mais famosas cenas do cinema, onde Marion é esfaqueada no chuveiro do banheiro.

O EXORCISTA

­Não dá para falar de filme de terror sem pensar nele. É considerado um dos grandes clássicos do gênero, principalmente pelo impacto que causou quando estreou nas salas de cinema – em 1973, quando foi lançado, paramédicos foram chamados as sessões porque pessoas estavam passando mal, algumas até desmaiaram. Ele é o filme mais lucrativo de terror de todos os tempos, recebendo U$ 441 milhões nas bilheterias de todo o mundo. Foi indicado a vários prêmios, inclusive, foi o primeiro de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme. Recebeu nota8.1 em 178 mil avaliações no IMDb.

O longa é baseado no livro de William Peter Blatty, que, por sua vez, se inspira na historia real da possessão pelo diabo de um garoto de 14 anos, documentado em 1949. Na narrativa, uma atriz nota comportamento estranho em sua filha de 12 anos, que é submetida a exorcismo por dois padres. O Exorcista ficou em cartaz por meses e meses e desde então serviu de inspiração para milhares de filmes sobre possessões demoníacas.

O BEBE DE ROSEMARY

Filme norte americano de 1968, marcado pelo mistério, suspense e angustia pelo final surpreendente. Remete ao medo do nosso subconsciente e há a identificação com a desconfiança da protagonista (Mia Farrow). Dirigido por Romand Polanski o filme conta a história de um casal que percebe um estranho comportamento dos vizinhos ao se mudar para o prédio. Quando engravida, Rosemary percebe o envolvimento de seu marido com os vizinhos em uma seita de adoração ao demonio e querem que ela dê a luz ao filho do diabo. O filme ganhou vários prêmios e um sequencia em 1976 chamada “Veja o que Aconteceu ao Bebê”. Nota 8 em mais de 86 mil votos no IMDb.

O ILUMINADO

Outro clássico incrível e que não poderia ficar de fora desta lista. Impossível não ficar com os nervos a flor da pele acompanhando a escalada de loucura do personagem de Jack Nicholson, efeito característico do diretor Stanley Kubrick. Baseado no livro homônimo de Stephen King o filme não tem monstros e demônios e foca na família de Jack Torrance, um escritor que aceita um emprego de zelador em um hotel fora de temporada e fechado ao publico no qual há presenças sobrenaturais que passam a influenciar gradualmente o comportamento de Jack, tornando-o agressivo e perigoso. A família acaba presa dentro do hotel coberto por uma forte nevasca, e a tensão de Jack aumenta com o isolamento, enquanto seu filho Dany consegue ver os fantasmas que assombram o hotel. Recebeu nota 8.5 em mais 300 mil avaliações IMDb.

HALLOWEEN

Um dos melhores filmes de terror sobre psicopatas mascarados que perseguem adolescentes, lançado em 1978 esse conceito ainda era inovador. A direção é do renomado John Carpenter, e ganhou refilmagem em 2007 com o titulo de “Halloween – O Início”. A narrativa conta a história de uma criança assassina que, agora adulta,foge do hospício após 15 anos preso por ter matado sua irmã. A volta dele gera pânico em sua cidade natal exatamente na noite de Halloween, especialmente para Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), a outra irmã do psicopata.

O filme que custou apenas U$ 325 mil, e que mais tarde teria um retorno de U$ 47 milhões recebeu nota 7,9 em 100 mil votos no IMDb. Halloween é aquele filme que vai fazer você dar duas voltas na chave de casa e se assustar com qualquer barulho do lado de fora.

TUBARÃO

Produzido em 1975, foi o primeiro grande sucesso de Steven Spielberg, dando inicio aos seus filmes de altas rendas no mundo: faturou U$ 470 milhões sendo produzido em um orçamento de apenas U$ 9 milhões. Com o sucesso de bilheteria, foram feitas continuações em tubarão II, III e IV, mas sem a direção de Spielberg. “Tubarão”, considerado responsável por ser a razão do medo de tubarões desenvolvido nas maioria pessoas após o filme é marcado por uma trilha sonora característica e de arrepiar.

É baseado em romance de mesmo nome de Peter Blenchey, que por sua vez se inspirou em uma série de ataques reais de tubarão em Jersey Shore em 1916, e narra a história do chefe de polícia de uma pequena ilha que, junto com um grupo de pescadores e especialistas, vai à caça por um grande tubarão branco e assassino. Um clássico do cinema, tem nota 8,8 no IMDb.

O MASSACRE DA SERRA ELETRICA

O título já revela boa parte do enredo do filme: a história se passa no Texas, tem uma serra elétrica, tem um massacre. Produzido como um filme independente e de baixo orçamento, acabou por se tornar um grande sucesso perante ao publico; com apenas com US$ 300 mil e um elenco de atores sem fama chocou o público de 1974 com a violência gráfica e imagens fortes, sendo considerado até hoje como referencia do terror na sétima arte. Os produtores não tinham a menor ideia de que estariam mudando o cinema para sempre: depois de Leatherface, um dos mais cruéis psicopatas do cinema, você não precisava de uma grande verba, fotografia cuidadosa e atores conhecidos para fazer um filme, bastava uma boa ideia, um bom diretor e estar disposto a quebrar barreiras.

O assassino que usa uma máscara feita de partes do rosto das suas vítimas é baseado na historia real de Edward Gein de Wisconsin na década de 1950. O filme retrata a história de um grupo de amigos numa viagem ao campo que cruzam o caminho do serial killer, sua motosserra e sua família de canibais. Impossível não ficar de olhos arregalados com seus crimes horripilantes. O filme que foi proibido em muitos países após o lançamento pelo nível de violência, ganhou em 2013 um remake em versão digital com muito mais orçamento e muito mais assustador.

ALIEN, o Oitavo Passageiro

Há algo inexplicavelmente aterrorizante sobre qualquer filme de alienígenas. A maioria das pessoas reconhece que zumbis, fantasmas e lobisomens não existem – mas sempre houve a desconfiança de que extraterrestres estão soltos por aí. No clássico Alien, o Oitavo Passageiro, um grupo de astronautas em um futuro distante se encontram presos dentro de uma nave com uma criatura espacial agressiva – o oitavo passageiro – que simplesmente surge do estômago de um dos personagens e tem a missão de acabar com toda a tripulação.

Produzido em 1979 foi o primeiro filme da serie Aliens, que rendeu outros títulos com diretores e atores diferentes. Neste, o diretor Ridley Scott é brilhante, deixando a tensão crescer aos poucos até se tornar incrivelmente insuportável. James Cameron fez uma sequência sete anos depois, mas como a maioria das continuações de filmes de terror, o filme não se compara ao original. Recebeu vários prêmios e foi sucesso de bilheteria arrecadando pouco mais de U$ 100 milhões. Tem nota 8.5 em mais de 300 mil avaliações no IMDb.

NOSFERATU

Um agente imobiliário viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário será o excêntrico conde Graf Orlock, um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para a Alemanha, espalhando o terror na região.

Um clássico dos filmes de terror, um dos primeiros do gênero, ainda no cinema mudo. Produzido em 1922, com precárias ferramentas, F. W. Murnau conseguiu transmitir o suspense da obra através das imagens do perverso Conde Orlok assombrando a cidade onde se apaixona perdidamente por uma moradora. O Filme ganhou uma refilmagem em 1979, com som e cores, chamado “Nosferatu – O Vampiro da Noite”. Recebeu nota 8 em mais de 45 mil avaliações no IMDb.

O EXORCISMO DE EMILY ROSE

O filme segue o julgamento do padre Richard Moore que foi acusado do homicídio por negligência depois da morte de Emily Rose (Jennifer Carpenter) em exorcismo que falhou; baseado na historia real de Anneliese Michel, garota alemã que morreu de desidratação e fome depois de meses de intensa tentativa de exorcismo por 2 padres católicos, após o tratamento médico para surtos de epilepsia, psicose e esquizofrenia não surtir efeito.

Clássico exemplo de filme que pega carona em O Exorcista, teve grande sucesso de bilheteria e agradou o público, recebendo nota 7,8 no IMDb.

Gostou?

tumblr_n7w1l5jcm21tf7p1io1_500

Mariana Cardoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s